Em Caarapó, campanha Maio Laranja promove prevenção e enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Comissão de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Caarapó vem se reunindo para articular ações no sentido de conscientizar a população caarapoense sobre a importância do enfrentamento aos casos de violência contra crianças e adolescentes. Trata-se do Maio Laranja, campanha que tem como objetivo central o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Dentre as ações que estão sendo realizadas pela prefeitura de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, destacam-se palestras nas escolas municipais e apresentação de peças de teatro alusivas ao tema da campanha. Além disso, foi formada uma Comissão na Aldeia Te’yikue, e estão sendo desenvolvidas ações também junto à população dos povos tradicionais de Caarapó.

Quem passa pelos arredores da Praça Central pode perceber quão florida está a rotatória das Onças, visto que a flor é o símbolo da campanha, que representa a lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor, que necessita de cuidado e proteção, assim como uma criança. Ademais, no telão de led fixado na Avenida Dom Pedro II, nas proximidades do Supermercado Chama, está sendo exposto um post alusivo ao Maio Laranja.

Nesta sexta-feira (17), a Comissão de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizará blitz educativa no sentido de mobilizar e sensibilizar a sociedade a Fazer Bonito, protegendo os direitos e integridade de nossas crianças e adolescentes.

A campanha Maio Laranja é crucial para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Ela busca conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse problema, mobilizando diferentes setores para ações preventivas e de enfrentamento.

O movimento envolve atividades educativas e disseminação de informações, visando informar sobre os sinais e consequências do abuso, incentivar denúncias e orientar sobre recursos disponíveis.

A capacitação de profissionais que trabalham com menores é um aspecto fundamental do Maio Laranja, permitindo a identificação precoce de abusos e oferecendo suporte adequado às vítimas. Parcerias entre o poder público, ONGs e a sociedade civil fortalecem a rede de apoio e resposta ao problema.

O impacto da campanha transcende a conscientização imediata, promovendo mudanças culturais e estruturais na forma como a sociedade brasileira enfrenta o abuso sexual. Ao incentivar uma postura ativa contra esses crimes, o Maio Laranja ajuda a proteger vítimas atuais e prevenir futuros casos, educando as novas gerações sobre direitos humanos e respeito.

Eventuais casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100, Conselho Tutelar (99922-6587), CREAS (99922-6583) e Plantão Social (99987-0277).

Em Caarapó, a campanha Maio Laranja é encabeçada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Departamento de Turismo e Câmara de Vereadores.