Caarapó Recebe Mapa de Oportunidades e Celebra Sucessos do Programa Cidade Empreendedora

Leitura da Notícia

O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal de Caarapó, visa fomentar o encadeamento produtivo na região e trazer novas possibilidades de negócios para os empreendedores locais. Na última quinta-feira (13), o Sebrae/MS entregou ao município um Mapa de Oportunidades, destacando as demandas das principais empresas locais e oferecendo possibilidades de investimento e geração de renda.

Na mesma ocasião, a prefeitura também recebeu um caderno de resultados que demonstrou o impacto positivo do Cidade Empreendedora no município, incluindo o fortalecimento do comércio local, o fomento à economia criativa e o estímulo a uma cultura empreendedora nas escolas.

O prefeito de Caarapó, André Luiz Nezzi de Carvalho, ressaltou que o programa trouxe avanços significativos para o empreendedorismo. Ele destacou as capacitações oferecidas, que têm contribuído para o desenvolvimento do município, gerando mais oportunidades de emprego e benefícios para os comerciantes locais, atingindo os objetivos com uma contrapartida satisfatória.

Vanessa Pereira Reis, gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, enfatizou os grandes avanços proporcionados pelo programa, como a melhoria dos negócios e o incentivo ao empreendedorismo como fonte de renda. Segundo ela, os dados da Receita Federal mostram um aumento de 32% na formalização de microempreendedores individuais durante o programa, uma redução de 9% no fechamento de empresas e um crescimento de 6% no número de empresas ativas na cidade.

Reis também destacou o aumento significativo na abertura de empresas e a melhoria no ambiente de negócios, resultando em mais oportunidades de mercado para os empreendedores locais. Este progresso foi possível graças às capacitações oferecidas e à colaboração com a gestão municipal para criar mais oportunidades de geração de renda.

Oportunidades de Negócios

O Mapa de Oportunidades, uma das entregas do programa, visa fomentar o empreendedorismo no município ao identificar as necessidades de grandes empresas locais como a FV Cereais e Impasa. Este documento orienta os pequenos negócios sobre os melhores investimentos e atrai novos investidores para a cidade.

Na mesma data, uma sessão de negócios foi realizada para aproximar empresários locais das grandes empresas, promovendo conexões e futuras parcerias. Empresários como Ivo Benites e Fagner Fernandes destacaram a importância dessas oportunidades para conhecer novos mercados e expandir os negócios.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo promover o desenvolvimento local através do fortalecimento dos pequenos negócios, sendo executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios participantes. A iniciativa tem se mostrado eficaz na catalisação do crescimento econômico e na criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo em Caarapó.

Autor: