Durante todo o mês de agosto, Caarapó se vestiu de lilás para dar visibilidade ao enfrentamento da violência contra a mulher e ampliar as ações de conscientização da campanha Agosto Lilás. A mobilização envolveu palestras, encontros, ações de rua e articulações institucionais que reforçaram a importância da prevenção e do apoio às vítimas.
Foram mais de 25 palestras e encontros realizados em escolas, empresas, órgãos públicos e espaços comunitários. As atividades levaram informação e diálogo a diferentes públicos – de estudantes e trabalhadores a lideranças institucionais. Entre os locais contemplados estão a Secretaria de Obras, Paço Municipal, Sertran, empresas Ritmo, Energy e Lar, além da Fazenda Campanário. As escolas Arcenio Rojas, Joaquim Vianna e Ñandejara também participaram, assim como projetos sociais como o Conviver e o Sorriso de Criança, em iniciativas que destacaram a educação como eixo fundamental na prevenção da violência.
A campanha esteve presente nas ruas, com panfletagens na Feira da Praça Central, blitz educativas e encontros de diálogo comunitário. Outro marco simbólico foi a iluminação lilás em repartições públicas, sinalizando coletivamente a necessidade de atenção e engajamento da sociedade no enfrentamento da violência.
O trabalho envolveu a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com todas as secretarias municipais, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e outros setores. Profissionais como Geysianne Marquezolo, Mariana Rocha e Everaldo Kolshraiber também contribuíram em diferentes frentes de ação.
Entre os destaques institucionais, esteve a assinatura do programa Protege – MS e a realização do projeto “Fortalecer para Cuidar”, do Ministério Público, ampliando a articulação entre município e Estado no fortalecimento da rede de proteção às mulheres.
Um mês que marca, mas uma luta que continua
O Agosto Lilás está na reta final, mas a luta pela vida e dignidade das mulheres permanece todos os dias. Cada palestra, cada atendimento e cada gesto de apoio têm representado passos importantes na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre da violência.



