Autoridades dos poderes Executivo e Legislativo de Caarapó participam na sexta-feira (6) do ato de inauguração das obras de reforma e ampliação da unidade da Estratégia de Atenção Primária Idália Rosa de Jesus, o posto de saúde do distrito de Nova América. O evento está previsto para ter início às 10h e, além das autoridades, deverá reunir a população local e convidados.
A Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano informou que a unidade de saúde recebeu obras de substituição do revestimento das paredes e pisos, construção de abrigo de espera, construção de depósito e reservatório de lixo hospitalar, calçamento, rampas de acessibilidade, troca de portas e pintura geral. O objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores lotados no local e maior conforto aos usuários dos serviços do posto de saúde.
A unidade de saúde de Nova América foi inaugurada em setembro de 2011. Agora, depois de 12 anos, passa por reforma e ampliação para atender o incremento da demanda pelos serviços do SUS.
A Estratégia de Atenção Primária à Saúde (APS) é um modelo de organização dos serviços de saúde que coloca a atenção primária no centro do sistema de saúde. Ela é fundamental para garantir o acesso universal, integral e equitativo aos serviços de saúde. É vista como uma abordagem eficaz para melhorar a saúde da população, prevenir doenças, gerenciar condições crônicas e reduzir custos no sistema de saúde, uma vez que a detecção precoce e o tratamento de problemas de saúde no nível primário podem evitar hospitalizações mais caras.
A implementação bem-sucedida da Estratégia de Atenção Primária à Saúde exige a colaboração de diversos profissionais de saúde, incluindo médicos de família, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e outros. Ela desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população, na prevenção de doenças e na redução dos custos de saúde a longo prazo, tornando-se um elemento central em muitos sistemas de saúde ao redor do mundo.