Exército Brasileiro leva ações cívico-sociais à Aldeia Te’yikue, em Caarapó

Leitura da Notícia

O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, órgão do Exército Brasileiro com sede em Ponta Porã-MS, realizou no sábado (30), na Aldeia Indígena Te’yikue, em Caarapó, atividades de caráter cívico-sociais no contexto da Operação Ágata   Guaicurus IV. A iniciativa teve parceria da prefeitura de Caarapó e participação do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.  

A Operação Ágata Guaicurus IV é uma operação de coordenação e cooperação com agências coordenada pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Essa atividade emprega todas as organizações militares da Brigada, com destaque para as situadas na faixa de fronteira, que atuam contra os delitos transfronteiriços e ambientais.

As ações cívico-sociais, no contexto das operações, representam um conjunto de atividades de assistência e auxílio às comunidades, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos e têm por finalidade Incrementar o civismo e prestar assistência de diversas modalidades a núcleos populacionais, de forma a despertar no cidadão o espírito de coletividade, uma das bases do aprimoramento do sistema de vida democrático.

Entre as atividades realizadas, destacaram-se as apresentações culturais com a banda de música do 11º RC MEC, orquestra Guarani e dança dos povos indígenas Guarani-Kaiowá. Entre as ações cívico-sociais, foram realizados: corte de cabelo, distribuição de Kits de Higiene Bucal, Atendimento com o Procon, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Funtrab, PAV e Junta de Serviço Militar, além de competições esportivas e plantio de árvores nativas. Também ocorreram atividades desportivas e palestras sobre a saúde da mulher, serviço militar e primeiros socorros.

O público-alvo da operação era composto da comunidade escolar e população em geral.

Autor:

Pular para o conteúdo