Leitura da Notícia

Na última terça-feira (10), a 1ª Conferência da Pessoa Idosa de Caarapó reuniu cerca de 250 participantes, entre usuários dos serviços socioassistenciais, profissionais da área, representantes da sociedade civil organizada e autoridades locais. O evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

O evento teve como principal objetivo promover o diálogo e a construção coletiva de propostas que assegurem os direitos da pessoa idosa, com foco em políticas públicas que garantam o respeito, a proteção e a participação efetiva dessa população na vida social e institucional do município.

As discussões abordaram temas centrais como o acesso à saúde, proteção social, mobilidade urbana, combate à violência e ao preconceito, além do fortalecimento das redes de apoio. Os participantes puderam contribuir com ideias, relatar experiências e propor soluções concretas para os desafios enfrentados no cotidiano.

“A conferência não é apenas um evento, mas um instrumento democrático que amplia a voz da população idosa nos processos de decisão”, destacou uma das representantes do conselho municipal durante a abertura do evento.

Um dos momentos mais emocionantes da conferência foi a apresentação cultural do Coral Raio de Luz, composto por idosos atendidos pelos serviços da assistência social. Com músicas que celebram a vida e a memória afetiva, a apresentação reforçou a importância da arte como ferramenta de inclusão e valorização da pessoa idosa.

Além do aspecto propositivo, a conferência também reforça o papel da sociedade na construção de uma cultura de respeito intergeracional, que reconhece o envelhecimento como parte natural da vida e como uma etapa que deve ser vivida com dignidade, autonomia e segurança.

Ao promover um espaço plural e representativo, a 1ª Conferência da Pessoa Idosa reafirma o compromisso do município de Caarapó com a escuta ativa, a participação cidadã e a elaboração de políticas públicas que respondam às reais necessidades da população idosa.

É por meio de iniciativas como essa que se fortalece o princípio da dignidade da pessoa humana, previsto na Constituição Federal, e se amplia o alcance de ações que efetivamente promovam a justiça social e o bem-estar coletivo.

Ir para o conteúdo